2021
- No dia 20 de janeiro, o médico buiquense, Dr. Waldemir Cursino Galvão, 72 anos – é escolhido para receber a primeira dose da vacina contra o COVID-19 (Coronavac), desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan.
2020
- No dia 18 de dezembro, às 10h – ocorre a abertura do Espaço Municipal de Artes Carlos Henrique Benício – cujo nome é uma homenagem póstuma a um dos filhos do artesão buiquense, Luís Benício. Carlos Henrique faleceu em decorrência de um acidente de automóvel.
- Em 08 de dezembro, Buíque ganha seu primeiro Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), ficando entre os 461 municípios certificados em todo país. Mérito obtido pelo cumprimento de ações que ofertaram melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação e assistência social.
- Arquimedes Guedes Valença – reeleito em 15 de novembro o 42º prefeito de Buíque; este é seu 5º pleito. Arquimedes tornou-se o cidadão que mais ocupou a função de gestor municipal na história da cidade. Sua diplomação ocorre 32 dias após eleito, em 17 de dezembro.
- Às 15h do dia 1 de junho, é inaugurado o Hospital Maria Deci Macêdo Valença – nome dado em homenagem póstuma à esposa do prefeito em exercício (Arquimedes Guedes Valença). No local funcionava a Casa de Saúde Senador Antônio Farias.
- Em 30 de abril, surge o primeiro caso de COVID-19 em Buíque, doença respiratória originada em Wuhan (China) que rapidamente se espalhou pelo mundo, matando milhares de pessoas. A doença chegou ao Brasil na quarta semana de janeiro, sendo notificada a primeira morte no país, no final fevereiro.
- Em 29 de janeiro deixam a Matriz o Pe. Antonio da Silva Ferreira e o vigário cooperador Renato de Lima Estevão e tomam posse o Pe. José Rinaldo como novo pároco da Matriz e Erisson Monteiro, como novo vigário cooperador.
- Em 27 de janeiro, no final da administração do Pe. Antonio da Silva Ferreira, inicia-se a mudança das janelas laterais à porta central da matriz de São Félix de Cantalice que passam a ser portas, constituindo assim 3 acessos frontais (como era de 1853 a 1925). As antigas portas foram fechadas em 1925, durante o pastoreio e administração do Pe. Otacílio Pimenta (1923-1928). A estrutura de 3 portas havia sido criada durante uma grande reforma promovida pelo Frei Caetano de Messina em 1853.
2019 – Encontrada pelo Padre Antônio da Silva Ferreira e o pesquisador Paulo César Barmonte, uma das pedras que demarcava as 500 braças de terras doadas pelo fundador da cidade Félix Paes de Azevedo, em 1753).
2018
- O Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), encontra por mapeamento, a presença de depósitos minerais de tório, ocorrências de ouro e celestita (usada para dar coloração verde aos equipamentos tecnológicos).
- Em 27 de janeiro, Antonio da Silva Ferreira, torna-se o pároco da Matriz de São Félix de Cantalice.
2017
- Em 31 de dezembro, o Padre Luiz Benevaldo dos Santos e o vigário cooperador Pe. Fábio de Lima dos Santos, deixam a Paróquia de São Félix de Cantalice.
- Em 07 de agosto deste ano, o vigário cooperador Pe. Fábio de Lima dos Santos passa a compor o quadro da Matriz de São Félix de Cantalice.
- Arquimedes Guedes Valença – 41º prefeito de Buíque, 4º pleito.
2014
- Em 27 de fevereiro, Luiz Benevaldo dos Santos, torna-se pároco da Matriz de São Félix de Cantalice.
- Em 26 de fevereiro, Pe. Carlos Eduardo Pereira dos Santos, deixa a Matriz de São Félix de Cantalice.
2013
- No dia 24 de julho, morre Manoel Dantas Loyola – ex-cangaceiro que nos tempos de cangaço atendia pelo vulgo “Candeeiro”.
- No dia 04 de fevereiro, morre o escritor Cícero Amorim Gallindo (Cyl Gallindo), em decorrência de uma bactéria, contraída após cirurgia para a retirada de um aneurisma.
2010
- Em 29 de agosto, Pe. Carlos Eduardo Pereira dos Santos ingressa na Matriz de São Félix de Cantalice.
- Em 28 de agosto, o Pe. Erivânio Moraes de Macedo, deixa a Matriz de São Félix de Cantalice.
- Em 21 de março, o vigário cooperador, Pe. Antonio da Silva Ferreira, deixa a Matriz de São Félix de Cantalice.
2009
- Em 03 de fevereiro, o vigário cooperador, Pe. Antonio Ferreira da Silva, ingressa na Matriz de São Félix de Cantalice.
- Encontrada no sítio Charco a ossada de uma preguiça gigante que viveu na região entre 8 ou 10 mil anos. Os restos foram encontrados durante a escavação de um barreiro.
- Jonas Camelo de Almeida Neto – 40º prefeito de Buíque, 1º e 2º pleito (permanecendo até 2016).
2007
- O Parque Nacional do Catimbau passa a ser gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio).
- Em janeiro deste ano, o vigário cooperador, Pe. João Paulo Queiroz Valença, ingressa na Matriz de São Félix de Cantalice, deixando-a em dezembro.
2006
- Em 29 de dezembro, deixa a Matriz de São Félix de Cantalice, o Padre Ronaldo Bernardo de Lima.
- Em 03 de fevereiro, ingressa na Matriz de São Félix de Cantalice, o Pe. Erivânio Moraes de Macedo.
2005 – Pelo Decreto Legislativo nº 877, de 2005, é aprovado o ato que autoriza a Associação de Movimento Cultural Pró-cidadão de Buíque a executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Buíque, Estado de Pernambuco. [Diário Oficial da União – Seção 1 – 10/8/2005, Página 3 (Publicação Original)].
2003 – Ocorre a primeira visita de um presidente da República à cidade, representada por Luiz Inácio Lula da Silva.
2002
- Pelo Decreto Legislativo nº 509, de 2002, é aprovado o ato que autoriza a ASSOCIAÇÃO CULTURAL RÁDIO BUÍQUE FM a executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Buíque, Estado de Pernambuco. [Diário Oficial da União – Seção 1 – 24/12/2002, Página 78 (Publicação Original)].
- É criado no dia 13 de dezembro deste ano o Parque Nacional do Catimbau. A área do parque abrange parte do território dos municípios de Buíque, Ibimirim, Tupanatinga e Inajá. O Parque foi criado pela relevância ecológica e beleza cênica, visando também assegurar proteção de um trecho do ecossistema de caatinga e a preservação de sítios arqueológicos. Em Buíque a área ocupada pelo parque corresponde a 12.438 hectares. [Diário Oficial da União – Seção 1 – 16/12/2002, Página 13 (Publicação Original)].
- No dia 26 de maio, ocorre a inauguração da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos.
2001 – Arquimedes Guedes Valença – 39º prefeito de Buíque, 2º e 3º pleitos (permanecendo até 2008).
2000
- No dia 07 de setembro é inaugurada a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas, no mesmo prédio do Museu Municipal.
- Em janeiro, o vigário cooperador Pe. Marconi José Barbosa da Silva ingressa na Matriz de São Félix de Cantalice, deixando-a em dezembro do mesmo ano.