A primeira Biblioteca Pública que se tem notícia foi criada durante a gestão de João de Godoy Neiva, através da Lei nº 10/1969 de 22 de maio. O imóvel que sediava a biblioteca ficava na esquina da Avenida Jonas Camelo de Almeida (antiga Agamenon Magalhães) com a Rua Cleto Campelo (antiga Rua do Cavalo Morto), na esquina da atual Casa de Saúde Maria Deci Macedo Valença (antiga Casa de Saúde Senador Antônio Farias).
Em 17 de maio de 2002, após longos anos sem funcionamento, a biblioteca é reabilitada no município. Sediada na Praça Nanô Camelo S/N, foi nomeada em homenagem ao escritor Graciliano Ramos de Oliveira, que durante sua infância, residiu em Buíque e contribuiu anos mais tarde (1945) com a publicação de um livro intitulado “Infância”, no qual descreve aspectos da cidade e pessoas que conheceu durante o tempo que morou em Buíque quando criança.
A inauguração do novo espaço ocorreu no dia 26 de maio de 2002 e um dos maiores destaques do imóvel é a sua fachada inteiramente esculpida com base na vida e obra de Graciliano Ramos, obra do artista pernambucano José Caxiado, natural de Venturosa-PE.
Em 18 de agosto de 2022, com vinte anos de funcionamento, o imóvel passou por reparos na instalação elétrica. Sendo equipado com 06 aparelhos de ar-condicionado e computadores destinados a pesquisas na internet.
A biblioteca deixou de ser jurisdição da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer para ficar aos cuidados da Secretaria de Educação Municipal. Em abril do mesmo ano, a Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco aprovou a indicação da prefeitura de Buíque ao “Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca”, em referência à região Agreste do Estado de Pernambuco, pela resolução nº 1.805 de 26 de abril de 2022.
O projeto resultante dessa resolução é de autoria da Comissão, Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
O espaço passou a ser dividido em quatro setores: o primeiro voltado a pesquisas online através de computadores; o segundo destinado a armazenar os instrumentos musicais da banda municipal (que também passou à jurisdição da Secretaria de Educação Municipal); o terceiro espaço condiciona a produção de peças teatrais com narrativas lúdicas voltadas ao público infanto-juvenil. O quarto, reservado às estantes com livros.
Endereço: Praça Nanô Camelo, S/N, Centro – Buíque-PE
Referências:
- ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Resolução nº 1.805, de 26 de abril de 2022. Palácio Joaquim Nabuco, Recife.