
Matéria-prima: madeira de umburana e jaqueira retiradas de árvores mortas encontradas na caatinga e papel | Arte: esculturas | Região: Catimbau
Dados biográficos
Natural de Itaíba-PE. Simone de Souza trabalhou como agricultora durante boa parte de sua vida até dedicar-se exclusivamente ao artesanato em madeira com peças decorativas e utilitárias.
Sua história com o artesanato começa por influência de seu esposo Luiz Benício, juntos confeccionam arte e vendem para vários ateliês e algumas de suas peças já foram vendidas para vários países.
Diante da necessidade de obtenção de renda, viu no artesanato uma forma de obtenção de renda e passou a criar peças para vender aos turistas que chegavam nos ônibus em visita ao Parque Nacional do Catimbau. Seu lado criativo permitiu o manuseio de materiais variados como palha de coqueiro, de milho, coco de babaçu, sementes, pedras e tintas de tecido – a maior parte da matéria-prima é de origem nativa.
Seus produtos são comercializados na oficina compartilhada com o esposo e também escultor, Luiz Benício. Às margens da estrada principal do Catimbau. A temática empregada nas obras, remete a cultura nordestina: vegetação, animais da caatinga e figuras humanas. Uma particularidade dos traços é a de manter as marcas do entalhe, criando assim, um padrão rústico no acabamento – estilo também característico de Luiz Benício.
Simone expôs suas obras no Salão de Arte Popular em 2013; e no Centro de Artesanato de Pernambuco.
Algumas das obras produzidas pela artesã:









Contato:
Fone: (87) 9 9920-8471 | e-mail: silvamone494@gmail.com
Instagram: @simonesouzafaise
facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100005541794461