Galeria

Buíque Antigamente

Imagens do passado da cidade. Arquitetura, praças, pessoas, locais e momentos memoráveis de Buíque-PE

Serra do Coqueiro

A Serra do Coqueiro têm esse nome, provavelmente vinculado aos coqueiros de Licuri (ouricuri) espalhados pela região e que se faziam abundantes no passado. O local possui vários mirantes com visão ampla para a imensidão que revela a majestosa grandeza da natureza e a pequenez humana diante dela.

Alcobaça

Imagens do Sítio Arqueológico Alcobaça, um dos mais visitados por pesquisadores e turístas. O sítio contém grande volume de imagens rupestres, algumas sobrepostas, de períodos diferentes.

Casa de Farinha

O nome "Casa de farinha" se deve a construção feita no local para o fabrico de farinha. Felizmente as pinturas rupestres (conhecida por antigos moradores locais como pintura dos caboclos) não sofreram maiores danos e mantém-se preservadas.

Loca da Cinza

A Loca da Cinza possui vários grafismos antropomorfos contendo cenas de sexo, silhuetas de animais e figuras abstratas isoladas. Algumas partes mostram resquícios de quedas de camadas finas da rocha ao longo do tempo. Porém, o que sobrou conserva-se bem definido.

Paraíso Selvagem

Banhos de piscina de pedra com água mineral em meio a uma paisagem caprichada pela natureza. O Paraíso Selvagem não tem esse nome por acaso e costuma ser bastante visitado. No local, há serviço de hospedagem e alimentação, além do famoso banho e vários caminhos a percorrer com visão para parte do Vale e vista panorâmica para o Morro do Pititi. Para acessar o local, é cobrada a entrada.

Museu

O Museu Eduardo José de Freitas divide espaço com a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas. O imóvel contém, entre muitos utensílios antigos e fotografias, as ossadas de uma preguiça-gigante e de uma indígena primitiva com aproximadamente dois mil anos. Vale a pena conhecer!

Lapiais

Lapial significa "pessoa desengonçada". É possível que o termo "Lapiais", faça alusão às curvas desengonçadas no paredão multicolorido. Nuances de branco, cinza, amarelo, laranja e vermelho formam uma das mais belas cenas do Parque. O local é bastante visitado e parte da trilha que liga o Vale das Tartarugas, a Serra das Torres e o Cânion.

Capelas

Buíque possui muitas capelas espalhadas pelo município. Todas envoltas em histórias que atravessam o tempo e as mantém como testemunhos das gerações que se foram e seus descendentes.

Fazenda Porto Seguro

A Fazenda Porto Seguro é a antiga moradia de Sadabi, um líder místico que viera com um grupo de seguidores para aquele setor, visando estabelecer uma sociedade alternativa intitulada "Sociedade Adâmica". O local possui cenários propícios para belas fotos e está cercado por antigos mistérios.

Serra dos Breus

A Serra dos Breus está localizada no Município de Tupanatinga, mas o acesso se dá por Buíque (que atende aquele setor). O local possui um misto de paisagens, formações rochosas diversas e mirantes que vale a pena conhecer. O passeio é um dos mais longos para se chegar, mas a diversidade local faz tudo valer a pena.

Serra das Torres

A Serra das Torres tem esse nome graças as formações rochosas em seu entorno em formato de torres ligeiramente piramidais e espaçadas como prédios em ruas. De coloração acinzentada, as torres guardam em si uma estranheza e beleza únicas que só se encontra ali.

Morro do Pititi

O Morro do Pititi, é também chamado de Pedra do Cachorro, devido a aparência da rocha com a silhueta de um cão da raça São Bernardo (mas isso depende do ângulo observado). Pititi é uma palavra de origem tupi e faz referência a uma espécie de prensa usada para o fabrico de farinha e massa de mandioca. O local fora usado como cemitério indígena. No qual foram encontradas as primeiras ossadas primitivas pelo explorador local Sebastião França Cavalcante.

Aldeia Mina Grande

A Mina Grande é a aldeia sede do povo Kapinawá. O local possui formações rochosas de grande beleza, pinturas rupestres e uma furna (caverna) que por muito tempo fora usada como cemitério. É um local sagrado, comumente usado para a prática de rituais.

Cânion

O Cânion possui uma das mais bonitas visões da extensão do vale. O pôr-do-sol garante um dos maiores espetáculos a ser presenciados nesse local nos períodos quentes; Quando o clima esfria, a natureza mantém seu espetáculo, desenhando a paisagem com a brancura da neblina e o verde vívido da vegetação.

Igrejinha

A Igrejinha é o nome dado a estrutura em arenito esculpida pela ação erosiva das chuvas e do vento. Duas grandes estruturas constituem o ponto turístico. A mais famosa é sem dúvida a que dá nome ao local, por causa da abertura arqueada no meio da rocha que assemelha-se à porta de entrada de uma igreja.

Vale das Tartarugas

O Vale das Tartarugas tem esse nome devido a predominante e peculiar formação rochosa dessa área. A água da chuva fez com que ao longo do tempo os finos sedimentos fossem se espalhando para os lados ganhando gomos com formatos poligonais; semelhante ao que pode ser visto no casco de uma tartaruga. Aliás, sobressai sobre o largo da base rochosa uma formação que muito se assemelha a uma tartaruga. Mais um capricho da natureza nesse imenso paraíso de pedras.

Petroglifos

Petroglifos são desenhos em alto ou baixo relevo encontrados por várias áreas do Parque Nacional do Catimbau. Alguns foram feitos para amassar sementes e outros elementos de caráter alimentício ou para a produção de tinturas usadas para pintar o corpo ou as paredes. Há ainda outros em que se reconhecem alguns elementos naturais ou antropomorfos. Contudo, tentar compreender do que se trata é trilhar um caminho de perguntas sem respostas.