Prefeitura Municipal de Buíque

Grupo paroquial e primeira sede da prefeitura - 1968
Primeira Sede da Prefeitura | imagem do acervo do Museu Municipal de Buíque

RESUMO HISTÓRICO

A primeira sede da prefeitura ficava localizada no lugar da residência que divide a rua São João Seminário e a Avenida Félix Paes de Azevedo, em frente a Praça Félix de França Monteiro, conhecida pela alcunha de “Praça das Galinhas”, devido ao antigo comércio de aves que ali existiu aos sábados, até a década de 90.

O imóvel original foi construído por Félix de França Monteiro, o major França. Entre os anos 60-70, sofrera várias alterações em sua estrutura, descaracterizando-se da original. Permaneceu como sede da prefeitura até a gestão do Dr. José Cursino Galvão (1947-1951). Nesse período, houve uma grande reforma no centro da cidade.

Durante a gestão de Félix de França Monteiro (1951-1955), a Sede muda para o prédio atual, na então avenida Agamenon Magalhães, nº12, hoje avenida Jonas Camêlo de Almeida. O imóvel sediou vários bailes de carnaval, festa muito apreciada na cidade. Sua estrutura permanece preservada, sofreu poucas alterações ao longo dos anos e é citada no livro Infância, de Graciliano Ramos, como a casa de Teotoninho Sabiá.


Prefeitura de Buíque - sede
Segunda e atual Sede da Prefeitura | imagem do acervo do Museu Municipal de Buíque

PREFEITO

Arquimedes Guedes Valença – nascido em 15 de abril de 1947 e natural do município de Pedra-PE, na década de 70 foi Presidente da Cooperativa Agropecuária de Buíque. Foi considerado o maior produtor de leite bovino de Pernambuco, recebendo por três anos consecutivos, o título de melhor produtor do município na produção de leite, milho, feijão e algodão – Prêmio de Produtividade Rural, conferido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco – EMATER-PE.

Em 1982, ingressou na carreira política, lançado por amigos próximos e lideranças locais como candidato a vice-prefeito. Em 1989 conquistou seu primeiro mandato como Prefeito de Buíque-PE, nesse período, criou o carnaval de banho de Buíque. Ao final deste mandato, conseguiu deixar o município com um legado jurídico considerável: Lei Orgânica Municipal promulgada, Código Tributário, Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei da Organização Administrativa da Prefeitura, criação de conselhos municipais, regularização da situação funcional de todos os trabalhadores e servidores municipais.

No ano de 2001 conquistou o segundo mandato no qual foram desenhadas as políticas municipais que promoveriam o desenvolvimento humano sustentável local e o turismo tornou-se o carro chefe desse desenvolvimento; o carnaval de banho se consolida como o maior evento turístico de Buíque. Foram reestruturadas as Secretarias municipais, modernizando e informatizando os principais órgãos municipais. Investiu-se na atualização e melhoria na qualidade e da autoestima dos servidores municipais da população em geral. Em 2003, o município, com seus parceiros já haviam oferecido mais de 6 mil cursos de capacitação profissional.

Em 2005 veio o terceiro mandato em que confere a erradicação da mortalidade infantil por desnutrição, a abertura de aproximadamente 300 casas comerciais tradicionais e alguns milhares de micro empreendimentos rurais, destaque para o Planipanema – Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, que além do título Estadual de prefeito empreendedor conferido a Buíque, ampliou em número, qualidade genética e produtiva do rebanho leiteiro do agreste meridional, confirmada em estudos do IBGE, e inseriu a cultura de palma adensada na região.

Ao lado de Dr. Dílson Souza Santos como vice, em 2017 é eleito prefeito de Buíque pela quarta vez, tornando-se o prefeito eleito por mais vezes na história do município.

Em novembro de 2020 é reeleito para governar a cidade de 2021 a 2024; elevando sua marca de gestões para 5. Dessa vez, ao lado de Túlio Monteiro como vice-prefeito.


VICE-PREFEITO

Túlio Monteiro – Empresário do setor de venda de automóveis. Exerce sua primeira experiência na política.


SECRETÁRIOS(AS) MUNICIPAIS

  • Assistência Social: Teófila Maria Macêdo Valença Correia
  • Administração: Maria das Graças Lopes
  • Abastecimento e Agricultura: Aldy Régis da Silva
  • Turismo, Cultura, Esporte e Lazer: Esildo Barros Ramos
  • Educação: Marilan Belisário
  • Finanças: Telma Carolina Macedo Valença
  • Governo: Roberto Modesto de Albuquerque Filho
  • Juventude: Matheus Albuquerque Frazão
  • Meio Ambiente: Thacia Monique Valeriano
  • Mulher: Santina Tereza
  • Obras, Viação e Serviços: Lourenço Camêlo Sobrinho
  • Planejamento: Solano Tenório Sobrinho
  • Saúde: Janice Cordeiro Rodrigues Beserra

GABINETE

  • Chefe de gabinete: Jéssica Cavalcanti
  • Chefe de gabinete do vice-prefeito: Débora Melissa Brito

PROCURADORIA GERAL

  • Procuradora: Drª Anna Carolyna da Silva Almeida

FUNDO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

  • Gerente Executivo: Stanyslau Monteiro Lopes

CONTROLADORIA

  • Coordenador Geral: Anderson Felipe Rodrigues

LINKS ÚTEIS