Quitéria Francinete

Matéria-prima: papel, cola e tinta

Arte: Esculturas em papel machê | pintura em tela

Região: Buíque-Sede

Natural de Buíque, Quitéria Francinete Lopes Pereira, aos 11 anos de idade já manifestava suas habilidades com trabalhos manuais, apreciados por professores e alunos nos tempos de escola. Ao longo do tempo, aperfeiçoou suas habilidades com a incursão de novas técnicas. Assim, passou a criar e adaptar croquis para vestimentas sociais e fantasias, além de executar trabalhos de pintura sobre tecidos. Quiterinha, como é popularmente conhecida, trabalha atualmente com decoupage, pintura em tecido e papel machê. As temáticas de seus trabalhos são inspiradas nas pinturas rupestres do Parque Nacional do Catimbau, na caatinga e figuras étnico-representativas da cultura local (quilombolas e indígenas).

A artesã aposta na exclusividade das peças como diferencial. Suas obras já enfeitaram as ruas em várias edições do tradicional carnaval buiquense, outras podem ser encontradas no museu e casa da cultura e biblioteca municipal de Buíque.

Quiterinha participou da 19ª edição da Feneart, da Feira do Couro e aço de Cachoeirinha e do 4º Buíque Frio, todos em 2018. E, em 2017 e 2018 – expôs seus trabalhos no clube municipal de Buíque, durante as comemorações dos 163º e 164º aniversário da cidade.

Cola branca ou farinha de mandioca e água, tinta acrilex, pincéis, tecido em algodão e papel são os materiais usados para criação de vasos de pequeno a grande porte, blusas, bolsas, colares, telas, modelagens religiosas, caixas tematizadas e vários outros objetos. A artesã comercializa seus produtos e ministra cursos rápidos em seu ateliê, localizado no centro da cidade, em frente à Praça Vigário João Inácio.

Praça Vigário João Ignácio, Centro, Buíque-PE | Contato: (87) 9 9994-51