Origem dos nomes Alcobaça e Carneiro
Alcobaça é o nome de uma cidade portuguesa, pertencente ao distrito de Leiria. Está localizada há 92km ao Norte de Lisboa (capital); existe desde os tempos dos Romanos e se constituiu entre os vales do rio Alcoa que em sua extensão, recebe a junção do rio Baça e desagua no Oceano Atlântico. Historiadores defendem que a palavra Alcobaça deriva do topônimo Árabe (al-Qubasha (carneiro); que também pode derivar do latim Helicobatia); Assim, a partir desse termo os rios foram nomeados e consequentemente, a cidade.
Em 1744 foi estabelecida na vila de Alcobaça, a Real Fábrica de Lençaria e Tecidos Brancos de Alcobaça. Que ficou conhecida por seus lenços brancos de algodão com formato quadrangular. A fábrica foi vendida em 1792 e durante a terceira invasão francesa, ocorrida em 1810, foi consumida durante um incêndio.
No Brasil, era comum entre os antigos o uso de um lenço chamado de “lenço de alcobaça” para cheirar rapé (tabaco/fumo em pó). Na época da colonização, os indígenas cheiravam o rapé para se harmonizar com a natureza durante os ritos de pajelança. Porém, o uso do lenço era uma prática oriunda dos europeus. Ainda hoje os indígenas brasileiros usam o rapé, ao invés do tabaco, usam outros compostos de ervas, contudo nunca usaram lenço para a prática. Na aldeia kapinawá incluem o alecrim e outras ervas que produz uma fumaça densa, envolvendo o ambiente à volta.
Ao contrário do que se imaginava até pouco tempo, o nome “Alcobaça” não deriva do tupi, e sim do árabe, que em sua tradução para o português “Carneiro”, foi usado para nomear o atual distrito buiquense. É possível que Alcobaça tenha sido escolhido em referência à brancura do famoso lenço da fábrica têxtil portuguesa e o solo local em areia branca ou ambos: “Alcobaça e Carneiro”, por um motivo ainda mais simples, podem ter sido escolhidos pelo fato de a região ter sido usada para a criação de caprinos.
Não há qualquer referência, anterior a este texto que trate da origem desses nomes. Porém, diante das informações citadas, conclui-se que o distrito do Carneiro e o Sítio Arqueológico Alcobaça, foram nomeados por portugueses colonos que ali estiveram e que a palavra “Al-Qubasha” nomeou os rios Alcoa e Baça, foi traduzida para o Português de Portugal, trazida por colonos e naturalizada neste pequeno pedaço de terra em solo pernambucano.