Liliane Oliveira Santos

Matéria-prima: barbante, linhas, fita, tinta e tecido

Arte: bordado, crochê, tricô e pintura em tecido

Região: Catimbau

Nascida em 02 de novembro de 1977, em Ferraz de Vasconcelos-SP. Liliane Oliveira da Silva Santos passou boa parte de sua vida trabalhando como Professora – profissão que mantém ainda hoje em paralelo ao artesanato. Em 1995 mudou-se de São Paulo para Buíque (sede) e depois para o Catimbau. É formada em Biologia pela instituição de ensino AESA-CESA e pós-graduada em Educação Ambiental.

Com linha, barbante e fita, Liliane desenvolve trabalhos em bordado, crochê e tricô. Sua experiência garantiu-lhe a participação de feiras como a Fenearte (2013); exposições realizadas em Buíque, Recife e Cachoeirinha (festa do couro e do aço, em 2017).

Aperfeiçoamento é a palavra que define sua arte. Assim, a professora de ensino fundamental 1 e artesã busca sempre melhorar a qualidade de seu trabalho para obter resultados satisfatórios em sua arte. Marcando presença nos cursos de Sensibilização para o Turismo – realizado pela SETUR (Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco), no Projeto Artesãs Empreendedoras – promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco; curso de Patchwork – pela Secretaria de Ação Social de Buíque e Pintura em tecido – pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em 2013.  Antes disso, fez especializações em bordado de fita, ponto cruz, bordado para recém-nascidos, cama e mesa – também ofertados pelo SENAR.

Seus produtos são comercializados em sua residência. Liliane vê na arte um meio de expressão singular, valorizado pelo processo artesanal que resulta na produção de peças únicas. A arte de tecer, precisa de tempo e técnica; foge do automatismo industrial que produz em larga escala deixando de lado o exclusivismo que só a arte pode proporcionar. Arte se faz com sentimento e é isso que a artesã Liliane oferta a seus clientes.

Rua São Cristóvão n° 133, Catimbau, Buíque-PE | Contato: +55 (87) 9 9920-5825 | liliane2oliveira@hotmail.com | Instagram e Facebook: Liliane Oliveira