Geografia
O território buiquense está localizado sobre um maciço do período cretáceo. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE [2016], a área da unidade territorial corresponde a 1.320,871 km², altitude: 798m acima do nível do mar; Buíque está há 285km da capital, via BR-232 e a população média para 2017 é de 57.696 habitantes. Bioma predominante: caatinga.
O município é formado pelos distritos: Sede, Carneiro, Catimbau e Guanumbi e, pelos povoados de Tanque, Amaro e Riachão. Faz fronteira ao norte com os municípios de Arcoverde e Sertânia, ao sul com Águas Belas, a leste com Pedra e a oeste com Tupanatinga e Itaíba.
Está inserido predominantemente na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte.
Relevo
O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito a fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. Ocorrem ainda no centro e a noroeste do município áreas inseridas nas unidades geoambientais das Depressões Sertanejas e das Bacias Sedimentares, respectivamente.
A área principal da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo. A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
Nas superfícies, suave onduladas a onduladas, ocorrem os plano-solos, mediamente profundos, fortemente drenados, ácidos à moderadamente ácidos e fertilidade natural média. Ainda nos Podzólicos, que são profundos, textura argilosa e fertilidade natural média a alta.
Nas elevações ocorrem os solos Litólicos rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Ocorrem ainda, afloramentos de rochas.
A província Borborema, sendo constituída pelos litotipos dos complexos Cabrobó, Belem de São Francisco e Vertentes, dos Granitóides Indiscriminados, das Suítes intrusiva Leucocrática Peraluminosa e Calcialcalina de Médio a alto Potássio Itaporanga, da formação Tacaratu e pelos Depósitos Colúvios-eluviais.